Romeiros vem a Eunápolis na festa de Cosme Damião

Terminada a procissão inicia-se um "banquete" para as crianças que participaram do cortejo religioso

Redação / VIA41
27/09/2016 - 09:39

Há mais de 30 anos, a família de D. Zilda realiza em Eunápolis,  a tradicional festa de São Cosme e São Damião embalada pelo terno de reis de São Sebastião. 

O evento consiste em realização de novena aos Santos irmãos dos dias 13 a 21 de setembro e encerra-se no dia 27 com procissão pelo Bairro Rosa Neto, quando os fiéis entoam lindos cânticos religiosos.

Terminada a procissão inicia-se um "banquete" para as crianças que participaram do cortejo religioso e finalmente a festa com um animado "samba de coro".

Embora desconhecida da maioria da comunidade eunapolitana, o evento recebe de dois a três ônibus com "romeiros" vindos do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Aracaju e os vizinhos do Vale do Jequitinhonha-MG.

Terno de Reis de São Sebastião

O terno de reis de São Sebastião, organizado pela família de D. Zilda, para além das obrigações religiosas, agrega também manifestações brincantes e folclóricas como o samba de roda(samba de couro) cordão de caboclos, boi de janeiro(boi duro), o homem da mata e a alorra (figuras que compõem um enredo de criação deles próprios). Estas figuras estão presentes nas rodas de brincadeiras do grupo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
AVISO: Ao publicar nesta página você assume total responsabilidade pelo conteúdo do seu comentário.