Temporada das baleias Jubarte se aproxima no litoral baiano

Seu primeiro ponto de parada é a região de Abrolhos, entre Alcobaça e Caravelas.

SulbahiaNews
20/03/2018 - 22:16

No mês de maio, as baleias Jubarte começam a migrar para as águas mornas do litoral baiano. Elas saem da Antártida e viajam cerca de dois meses até encontrarem as águas mornas na Bahia.

PUBLICIDADE

A partir de julho é possível apreciar suas acrobacias em toda a região marítima que compõe a Costa das Baleias, o lugar escolhido pelos mamíferos para se acasalarem e se reproduzirem durante a temporada que compreende as estações do inverno e primavera.

Seu primeiro ponto de parada é a região de Abrolhos, entre Alcobaça e Caravelas. A sua aparição constante neste período atrai turistas de diferentes lugares do país.

Além de Caravelas, é possível ver as baleias em algumas praias de Prado, Porto Seguro, Itacaré, Morro de São Paulo, no Sul e Baixo Sul do estado, e, também, na Praia do Forte, no Litoral Norte.

Passeios

Nas regiões onde as baleias Jubarte se exibem, as operadoras locais oferecem passeios com duração de aproximadamente três horas e meia. O visitante pode escolher o tipo de passeio que deseja fazer e o pacote que pode incluir palestras, mergulhos e alimentação. Na cidade de Prado, o visitante dispõe de um passeio em alto mar para apreciar o percurso das baleias e seus filhotes.

Para realizar esses passeios, algumas medidas de prevenção devem ser adotadas, tais como: não deixar o barco se aproximar a menos de 100 metros das baleias, desligar as hélices do barco durante o período de observação, não permanecer mais de 30 minutos próximo às baleias e respeitar o limite de velocidade.

Os passeios devem ser feitos apenas através de operadoras capacitadas em lidar com a espécie marinha. As embarcações devem ter sempre um biólogo a bordo que, além de coletar informações para pesquisas, ajuda a orientar os turistas e tripulantes.

PUBLICIDADE
AVISO: Ao publicar nesta página você assume total responsabilidade pelo conteúdo do seu comentário.