Projeto mãos que transformam atende famílias que vivem do lixão

ASCOM
17/06/2018 - 23:47

Às 13:30hs de sábado (16) foi realizado no CRAS II – Centro de Referência em Assistência Social da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Eunápolis, Bahia, localizada no bairro Alecrim II, palestras sobre sustentabilidade com orientações aos catadores para que eles saibam de seus direitos e tenham melhoria na renda sabendo da importância de seu trabalho.

PUBLICIDADE

José Carlos Filho, pedagogo e vice-presidente da AGO – Associação Gota do Óleo foi o primeiro palestrante e ele falou do trabalho realizado pela instituição ao qual faz parte. Da coleta do óleo de cozinha usado para fazer o sabão artesanal ecológico Aruba, da coleta de banner, faixas e outdoor e também de retalhos de tecidos para a produção de Ecobags – bolsas dobráveis e a coleta de garrafas pet de refrigerante e de energético para a produção de vassouras e vassourões. Foi feita proposta aos catadores para eles passarem a vender as garrafas pet que não estiverem amassadas para a AGO – Associação Gota do Óleo pois na reciclagem pagam três centavos por cada garrafas e a AGO paga dez centavos. José Carlos se colocou a disposição de Thawanne para agendar um próximo encontro com os catadores para que seja feita oficina de sabão como foi feito no CRAS do bairro Pequi para ensinar os catadores a fazer o sabão em barra, em pasta e líquido para eles poderem ter mais uma fonte de renda com a produção de sabão.

O segundo palestrante foi Jonas Nascimento dos Santos, Pedagogo, especialista em métodos e técnicas educacionais, Coordenador do Departamento de Educação Ambiental e Consultor Voluntário da COONAPOLIS – Cooperativa de Catadores de Eunápolis. Jonas implantou no CRAS II um Ecoponto aonde todo material reciclável será depositado neste local e os catadores periodicamente estarão indo coletar este material para que seja vendido e este dinheiro sirva para contribuir com a melhoria da renda de cada catador que coletar o material reciclável. Jonas falou para os catadores a importância de que todos sejam cooperados da COONAPOLIS para que com isto a cooperativa fique mais fortalecida. Jonas falou da necessidade de se ter um galpão com a estrutura necessária para que os catadores possam trabalham em um ambiente protegido e com mais dignidade. E, que quando estiver nesta etapa os catadores não precisarão mais vender o material reciclável para atravessadores, venderão direto para as industrias de reciclagem e com isto conseguirão um preço maior.

 


Thawanne Karolinne Gonçalves Sousa, Assistente Social do CRAS II é coordenadora do “Projeto Mãos Que Transformam”, implantado de 2016, que atualmente atende a 35 famílias que sobrevivem da coleta de materiais recicláveis tirados do lixão. Neste projeto estas famílias são orientadas a respeito dos direitos e os serviços socioassistenciais, referencialmente na unidade do CRAS II encaminhado para rede socioassistencial e intersetorial, sendo realizadas também oficinas de geração de renda e sustentabilidade. Tendo como objetivo a melhora das condições de vida dos catadores de material reciclável do município.

Na oportunidade a técnica de referência Thawanne entregou  ao catadores kit de produtos de higiene pessoal, recebidos através  de doação.

“No próximo encontro já iremos iniciar a Oficina com sabão” declarou Gercilane Santos Dias da AGO – Associação Gota do Óleo.

Micleia Vieira voluntária da COONAPOLIS também estive presentes no evento.

PUBLICIDADE
AVISO: Ao publicar nesta página você assume total responsabilidade pelo conteúdo do seu comentário.