Fogo em parque ambiental de Porto Seguro consome área equivalente a 1.501 Maracanãs

Por Mário Bittencourt / Correio
07/03/2019 - 19:15

Animais, como pacas, preguiças e cobras foram atingidas pelo fogo

O incêndio no Parque Nacional do Monte Pascoal, em Porto Seguro, consumiu uma área equivale ao tamanho de 1.501 campos de futebol do estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

Foto:Divulgação/Icmbio


A informação é do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (Icmbio) e foi dada nesta quinta-feira (7), um dia após o órgão anunciar que o incêndio foi controlado. Foram 1.072 hectares queimados, ou 4,8% da área total do parque, de 22.332 hectares.

Segundo a analista ambiental Cássia Saretta, chefe do parque, diversos animais, como pacas, preguiças e cobras de várias espécies foram atingidas pelo fogo – alguns morreram e outros fugiram para dentro da mata.

Na área do entorno, segundo ela, há 17 aldeias de índios pataxós, os quais auxiliaram brigadistas do Icmbio, do Corpo de Bombeiros da Bahia, da empresa Veracel e de comunidades próximas a combaterem as chamas. Foram 160 pessoas envolvidas.

Cássia Saretta rebateu a informação divulgada pelo Governo da Bahia de que tinham sido enviados quatro aviões air tractor para combater as chamas. “O Corpo de Bombeiros ficou uma tarde e voltou. Não tivemos quatro aviões, teve um”, ela disse.

No total, o incêndio durou cinco dias e ainda não se sabe o que o motivou. No local, a presença de caçadores é sempre um problema difícil de fiscalizar, devido à extensão da área. As altas temperaturas podem também ter contribuído para o fogo.

PUBLICIDADE
AVISO: Ao publicar nesta página você assume total responsabilidade pelo conteúdo do seu comentário.