Durante a pandemia, Medicina se posiciona como uma das principais profissões em todo o mundo

Por Laís Ferreira
01/06/2020 - 17:03



Em todo o mundo, a pandemia da Covid-19 colocou em evidência a importância do trabalho dos profissionais das equipes multidisciplinares de saúde. Nessa linha de frente de combate à doença, os médicos tiveram atuação destacada seja no atendimento em hospitais ou na dedicação às pesquisas, buscando tratamentos, medicamentos e vacinas. No trabalho desses profissionais, médicos de variadas especialidades têm se unido para prestar assistência direta no atendimento de urgência.

Muitos médicos estão reaplicando técnicas que aprenderam durante a sua formação, mas que são indispensáveis nos cuidados básicos para o paciente que chega à emergência hospitalar e necessita de cuidados imediatos. Outro aspecto refletido pela prática é o caráter humanístico, que é inerente ao exercício da Medicina, na promoção e assistência à saúde da população. Fora dos hospitais e unidades básicas de saúde, muitos médicos que têm pacientes dos grupos de riscos recorrem à telemedicina para assegurar atendimento básico e contribuir na prevenção à Covid-19.

PUBLICIDADE

São quase meio milhão de médicos atuando no País de acordo com o Conselho Federal de Medicina. Na Bahia, são mais de 25 mil profissionais. Para atender à crescente demanda, o curso de Medicina da Pitágoras Eunápolis está abrindo 25 vagas para formação de novos profissionais. Com aprendizagem que passa por laboratórios bem equipados e capazes de atender às atividades de simulação necessárias à formação médica, os alunos participam de atividades reais, desde o primeiro semestre, por meio de projetos que envolvem atendimento e acompanhamento de pacientes nas Unidades Básicas de Saúde.

Os acadêmicos têm contato com a realidade da prática médica por meio de estágios, que podem ser realizados no Hospital Regional de Eunápolis, Unidades Básicas de Saúde, Policlínica Municipal e CAPS. Além disso, utilizando a Biblioteca Virtual, que disponibiliza as bases da área da saúde, os alunos têm acesso a diferentes fontes de aprendizagem, além de contar com estudo de problemas e casos reais de forma cognitiva e em disciplinas integradas, como parte da Metodologia Ativa de Aprendizagem (PBL). Por fazer parte do Programa Mais Médicos, a Faculdade contribui para a transformação no cenário do atendimento na rede municipal de saúde.

Ingresso

A admissão dos acadêmicos no curso de Medicina da Pitágoras Eunápolis se dá por duas formas: ingresso pelo vestibular ou pelo Enem. As inscrições para o vestibular seguem abertas até o dia 29 de junho e aplicação da prova no dia 4 de julho. Para quem deseja ingressar com o resultado do ENEM, até o dia 19/6 é possível usar a nota obtida nas avaliações de 2017, 2018 e 2019. Há ainda a opção de participar da prova na modalidade “treineiro”, para aqueles que ainda não concluíram o ensino médio.

Para mais informações, basta acessar o site www.pitagoras.com.br/institucional/medicina.

PUBLICIDADE
AVISO: Ao publicar nesta página você assume total responsabilidade pelo conteúdo do seu comentário.