Crise faz prefeituras fecharem as portas e promover mobilização na Capital Baiana

Gestores municipais de todo o país se mobilizam para chamar a atenção.

ASCOM
25/10/2017 - 23:26

A Prefeita de Guaratinga, Drª Christine Pinto (PSD), estará participando na manhã desta quinta-feira (26), juntamente com outros prefeitos baianos  de uma grande mobilização em Salvador. Diante da insuficiência de recursos, gestores municipais de todo o país se mobilizam para chamar a atenção acerca dos efeitos da crise. Audiências com a bancada parlamentar, reuniões com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e paralisações simbólicas são algumas das medidas. 

PUBLICIDADE

A decisão,  tomada em reunião realizada com a diretoria da UBP, na última quinta feira (19) com presidentes de associações e consórcios públicos municipais de diversas regiões tem como objetivo mostrar à sociedade a crise financeira vivida pelos municípios que não têm recebido o respaldo dos Governos Federal e Estadual. Como forma de protesto, os gestores municipais do Estado se organizam para fechar as portas das prefeituras nesta quinta-feira, 26 de outubro. Segundo a entidade, os serviços essenciais serão mantidos, de modo que não haja prejuízos para a população.

O Movimento Pró-Município chama atenção para queda de receita e situação financeira. Na paralisação os prefeitos sairão da sede da UPB, às 8h, caminhando em direção a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia para uma audiência pública. O movimento, que também acontece em todos os estados do Brasil, tem apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).


O Movimento Pró-Município tem como principal objetivo chamar a atenção dos poderes Estadual e Federal para a grande crise financeira, que assola as prefeituras. “Agora é a hora. Vamos sair às 8h da manhã, da porta da UPB. Contamos com a adesão de todos. Esse é um movimento dos municípios. Tenho certeza que sairá resultado desta ação”, convocou o presidente da UPB e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro.
Logo após a marcha, na quinta-feira, dia 26, acontece uma audiência pública com a pauta municipalista. Serão convidados os 39 Deputados Federais da Bahia e os três senadores do Estado: Lídice da Mata, Otto Alencar e Roberto Muniz.

Questões prioritárias foram definidas pelos gestores. Na pauta estadual estão os repasses em atraso da saúde, transporte escolar e assistência social; divisão dos royalties do petróleo com os municípios; implementação da Lei de Incentivo à Cultura no interior da Bahia e a revisão do cálculo do IPVA. Na pauta federal a redução de quase 100% no orçamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que atinge diretamente os CRAS e CREAS.  

Esperamos que esse movimento nos traga resultados positivos para ajudar a solucionar a crise que tem travado as prefeituras, prejudicando os serviços básicos prestados à população, principalmente aos que mais deles necessitam.

PUBLICIDADE
AVISO: Ao publicar nesta página você assume total responsabilidade pelo conteúdo do seu comentário.