Ponte interditada: Crise logística ameaça distribuição de combustíveis

Por Redação / VIA41
22/05/2025 - 15:23



A interdição da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, expôs a vulnerabilidade logística do sul e extremo-sul da Bahia. Desde 5 de maio, a alternativa pela BA-982 (“Estrada da Veracel”), está dificultando o transporte de combustíveis e colocando em risco motoristas e trabalhadores.

 

PUBLICIDADE


O impacto já é sentido em cidades como; Itapebi, Itagimirim, Eunápolis, Itabela, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte e até no norte de Minas Gerais. Distribuidoras enfrentam um dilema: vender abaixo do custo para evitar multas contratuais impostas pela refinaria ACELEN, devido à queda na demanda e ao não cumprimento das cotas diárias de retirada. O resultado é um desequilíbrio que ameaça empresas e empregos.

O Sindicato das Distribuidoras de Combustíveis da Bahia (SINDICOM-BA) acionou autoridades como o DNIT em busca de soluções urgentes. Também cobra diálogo com a ACELEN para revisar contratos que, diante de uma crise logística, tornam-se insustentáveis.

O que está em jogo não é apenas o equilíbrio de mercado, mas o abastecimento de toda uma região. É hora de uma ação coordenada entre empresas, governo e representantes políticos para evitar o colapso da cadeia de suprimentos e proteger a economia local.



PUBLICIDADE
 

PUBLICIDADE
AVISO: Ao publicar nesta página você assume total responsabilidade pelo conteúdo do seu comentário.