Aumento no número de infrações por falta de uso do cinto de segurança na Bahia

Por Redação / VIA41
12/08/2024 - 13:19

Apesar de ser obrigatório há mais de 25 anos no Brasil, o uso do cinto de segurança ainda é amplamente negligenciado, inclusive no banco de trás. Um levantamento recente da PRF na Bahia revelou um aumento alarmante de 170% nas infrações relacionadas ao não uso do cinto nas rodovias federais do estado entre 1º de janeiro e 31 de julho de 2024. Foram registradas 15.914 autuações neste período, comparadas a 5.877 em 2023.

PUBLICIDADE

 

 

O cinto de segurança é crucial para a segurança dos ocupantes, evitando graves lesões e a possibilidade de ser arremessado para fora do veículo em caso de acidente. Apesar de sua importância, muitos motoristas e passageiros ainda o ignoram, frequentemente usando-o de forma inadequada ou apenas para desativar o alarme sonoro.

Além da obrigatoriedade do uso, a infração por não usar o cinto resulta em uma multa de R$195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em veículos de transporte coletivo, a ANTT exige que os motoristas informem os passageiros sobre essa obrigatoriedade antes de cada viagem.

Desde o início do ano, a PRF na Bahia tem utilizado câmeras de monitoramento com Inteligência Artificial instaladas pela concessionária VIABAHIA. Essas câmeras têm contribuído para um aumento de 600% nas autuações por uso de celular ao volante e são fundamentais na identificação de comportamentos imprudentes e na repressão de crimes.

A tecnologia também tem sido vital para a fiscalização e combate a irregularidades nas rodovias, permitindo uma resposta mais rápida e eficiente às infrações e crimes de trânsito.


PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
AVISO: Ao publicar nesta página você assume total responsabilidade pelo conteúdo do seu comentário.