Com dólar nas alturas, viajantes brasileiros fazem a opção por destinos nacionais
23/08/2015 - 14:21
A maioria dos brasileiros que deseja viajar nos próximos seis meses escolheu um destino nacional. Foi o que revelou o Boletim de Intenção de Viagem do Ministério do Turismo divulgado esta semana. Entre os destinos mais procurados no país, o Nordeste lidera a preferência dos entrevistados, com 43,5%.
Nas sete capitais onde foi feita a pesquisa (Salvador, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e Brasília), 73,3% dos entrevistados preferem viajar pelo Brasil – maior índice registrado para o mês de julho nos últimos cinco anos.
Foto: Vinicius Lubambo/divulgação
Segundo a vice-presidente da seção baiana da Associação Brasileira das Agências de Viagens - Abav Bahia, Adriane Virgílio, a maior procura pelo turismo interno pode ser explicada, entre outros fatores, pela alta do dólar, que dificulta o acesso a destinos internacionais.
“Quanto à preferência pelo Nordeste, acredito que sejam os estados que mais atraem o pessoal do Sul e Sudeste porque temos sol o ano inteiro, boas opções de lazer e muitas belezas naturais”, diz.
Primeira opção
A empresária Mariana Viana, que vai viajar em setembro para Vitória-ES, escolheu um destino nacional, mas não apenas por opção. “Meus destinos seriam outros se o dólar não estivesse tão supervalorizado, mas diante desse momento econômico, descansar em um lugar lindo e mais barato é uma boa oportunidade”, declara.
A professora Ferdiana Lima também é um exemplo de quem teve seus planos mudados pela disparada do câmbio. Com viagem planejada para a Espanha, precisou refazer o roteiro. “Desde julho do ano passado vinha guardando dinheiro, mas os valores das passagens praticamente triplicaram e meu bom senso não me permitiu comprar”, confessa ela, que terminou aproveitando as férias com a família no Maranhão.
Já para a publicitária Francilene Carvalho, o Nordeste sempre foi a primeira opção. “Acho o Nordeste um lugar de belezas incomparáveis e estou sempre desvendando novos destinos”, revela. Francilene conta que este ano já esteve em Fernando de Noronha, em Pernambuco e em Barra Grande, no litoral do Piauí.
Fonte: Correio da Bahia