Noções básicas de gramática inglesa: Das partes do discurso à estrutura da frase

Por Redação / VIA41
16/08/2024 - 18:30

Imagem extraída do Freepik.com

A mecânica da gramática inglesa se torna um sistema de suporte que ensina as regras da língua inglesa, tornando a comunicação clara e precisa.

PUBLICIDADE

 



Independentemente de seu modo de comunicação ser um e-mail, uma conversa ou um recurso simples, como o justmarkets.com, é imprescindível ter um bom entendimento das regras gramaticais básicas.
 

O objetivo é detalhar esses fundamentos de uma maneira simples o suficiente para melhorar a acessibilidade e a proficiência de todos.
 

Entendendo as partes do discurso
 

A classificação das palavras em classes gramaticais é um aspecto fundamental da gramática inglesa, pois essas categorias definem a função das palavras dentro das frases.
 

Apreender as nuances de substantivos, verbos, adjetivos, advérbios, pronomes, preposições e conjunções é fundamental para a construção de frases coerentes e significativas.
 

Essa compreensão fundamental não só aumenta sua capacidade de se comunicar com eficiência, mas também enriquece suas interações em plataformas como justmarkets.com, onde a linguagem clara e precisa é valorizada.
 

Substantivos e verbos: Os pilares
 

  • Você também encontra substantivos que se referem a entidades como seres humanos, locais e bens. Os substantivos desempenham o papel de sujeito ou objeto nas frases.
  • Os verbos são uma maneira de sair do segundo plano e são a força motriz que une os conceitos gêmeos de sujeitos e as ações que eles devem realizar ou a descrição que recebem.
     

Adjetivos e advérbios: Aprimorando as descrições

 

  • Os adjetivos modificam os substantivos, enriquecendo as frases com descrições detalhadas e específicas.
  • Os advérbios modificam verbos, adjetivos ou outros advérbios, fornecendo contexto adicional que melhora a compreensão e acrescenta nuances.

Substantivos, preposições e conjunções: Conectando e simplificando

  • Os pronomes ajudam a substituir os substantivos, permitindo a fluência da narrativa e também evitando a repetição.
  • As preposições, por meio do uso dos termos where (onde), when (quando) e how (como), ajudam a expressar a maneira como alguns substantivos estão relacionados a outros substantivos.
  • Além de Maya Angelou, toda sentença ou frase pode usar conjunções. Isso se torna uma ferramenta poderosa para levarmos ideias complexas a construções compostas, sem perder o significado da expressão.

A estrutura das frases

Componentes básicos das frases

Toda frase em inglês requer, no mínimo, um sujeito e um verbo, criando um pensamento completo. O sujeito é quem ou sobre o que é a frase, enquanto o verbo nos diz o que o sujeito está fazendo ou sendo.

Criando frases complexas

Para habilidades avançadas de escrita, as frases precisam conter alguns sujeitos (diretos e indiretos), complementos (que completam a ligação da frase) e outros modificadores (palavras como adjetivos e advérbios que acrescentam algumas descrições).

Tipos de frases na gramática inglesa

Simples, complexas, compostas e compostas-complexas

As frases em inglês podem ser classificadas em quatro tipos com base em sua estrutura e na complexidade das ideias que transmitem:
 

  • As frases simples são parceiras de uma cláusula independente.
  • Semi-sentenças - as sentenças compostas podem combinar duas sentenças independentes com uma junção ou outra.
  • Sentenças complexas - uma cláusula independente e pelo menos uma cláusula dependente - são compostas por elas.
  • As frases com estruturas complexas-compostas têm características de integridade semelhantes aos tipos de frases compostas, mas contêm pelo menos duas orações independentes e, em geral, muito menos orações dependentes.

Finalidade e forma: Declarações, perguntas, comandos e exclamações

As frases também podem ser classificadas com base em sua intenção: declarativa (para declarações), interrogativa (para perguntas), imperativa (para comandos) e exclamativa (para expressar sentimentos intensos).

Elementos da construção da frase

Sujeito, Predicado e Objeto

Os elementos de construção de uma frase são compostos pelo sujeito, que fornece a informação sobre o que ou quem, e o predicado, que coloca o verbo que nos informa sobre a ação do sujeito ou o objeto que recebe a ação do verbo.
 

Modificadores: Adjetivos e Advérbios

Os modificadores fornecem informações adicionais sobre os sujeitos, verbos ou objetos em uma frase. Os adjetivos alteram substantivos e pronomes, e os advérbios alteram verbos, adjetivos e outros advérbios, fornecendo mais detalhes e complexidade à história.

Usando cláusulas e frases de forma eficaz

Compreender como usar cláusulas (grupos de palavras com sujeito e verbo) e frases (grupos de palavras sem um par sujeito-verbo) de forma eficaz é essencial para construir sentenças que não sejam apenas gramaticalmente corretas, mas também envolventes e dinâmicas.

Erros gramaticais comuns a serem evitados

  • "There" e "they’re", da mesma forma que "their", podem ser confundidos quando a palavra errada é usada, e é por isso que essas palavras não devem ser trocadas; tais situações levariam à ambiguidade e à falta de comunicação na escrita.
  • As discrepâncias nos tempos verbais da narrativa geralmente fazem com que os leitores percam a noção do tempo para entender a posição dos eventos. A transição suave entre diferentes tempos verbais em determinados pontos do texto é necessária para uma conversação coerente.
  • É difícil perceber erros simples, como o sujeito e o verbo que não concordam em número, porque as unidades interpostas podem desviar a ideia do assunto. Esse erro é o mesmo que dizer das frases não gramaticais, que também são confusas.
  • A distinção entre o conhecimento do uso de vírgulas e a ignorância pode gerar uma série de frases que tentam significar algo ou frases sem clareza de significado. A colocação precisa de vírgulas é uma das habilidades básicas da escrita que permite que o texto fique livre de erros de significado e seja claro.

Conclusão

A jornada rumo à solidez dos fundamentos da gramática inglesa, em que se começa a entender o significado das diferentes partes do discurso e como elas expressam o significado, e se continua a construir frases claras e coerentes, é um caminho que melhora consideravelmente a comunicação escrita e falada.

Ao nos familiarizarmos com as estruturas gramaticais típicas e ao tomarmos cuidado para não cometer erros gramaticais comuns, podemos criar um caminho para que nossos pensamentos e ideias surjam com mais eficiência.
 

Seja interagindo oralmente com contato visual ou escrevendo um relatório detalhado, ou apenas aproveitando os recursos que tudo vêem em plataformas como justmarkets.com, a capacidade de se comunicar sem erros gramaticais ajuda você a se expressar com segurança e precisão.

Tente manter em mente que a linguagem é uma arte e a maneira como usamos a frase é o que determina o sucesso ou o fracasso de nossa oferta.

Afinal, temos de sete a dez frases toda vez que escrevemos; portanto, cada uma delas é uma oportunidade de aprimorar nossas habilidades e criar um vínculo maior com o público.
 

Fomente sua jornada de autodesenvolvimento contínuo e de desenvolvimento de competências, pois a linguagem é uma parte valiosa e, portanto, integrante tanto da comunicação pessoal quanto da realização profissional.
 

PUBLICIDADE
AVISO: Ao publicar nesta página você assume total responsabilidade pelo conteúdo do seu comentário.