Surto de cinomose deixa mais de 100 cães mortos em Medeiros Neto

Por Redação / VIA41
11/09/2024 - 10:47

Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Mais de 100 cães morreram de cinomose em Medeiros Neto, entre agosto e a terça-feira, 10 de setembro. A doença viral, altamente contagiosa e geralmente fatal para filhotes, tem causado grande preocupação na região.

 

PUBLICIDADE

 

O secretário de Agropecuária da Prefeitura de Medeiros Neto, Armando Leal do Norte, que também é veterinário, declarou que o surto é grave. Ele explica que a cinomose é mais comum no inverno e pode se espalhar rapidamente, especialmente em períodos de aglomeração de cães nas ruas e no ciclo das cadelas. 

Armando alerta para os sintomas iniciais da doença: apatia, perda de apetite, secreção ocular e nasal, respiração ofegante e diarreia. Ele enfatiza a importância da vacinação como principal medida preventiva, recomendando a aplicação da vacina múltipla anualmente para cães adultos e a partir de 45 dias para filhotes.

A cinomose é causada pelo vírus da família Paramyxovirus, que atinge somente cães. A falta de vacinação dos filhotes e a desatualização de vacinas dos cães adultos são os principais fatores de contaminação. O vírus não é transmissível a seres humanos. 

A transmissão pode ocorrer através da secreção dos olhos, nariz ou pela urina.

 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
AVISO: Ao publicar nesta página você assume total responsabilidade pelo conteúdo do seu comentário.