
Extremo Sul da Bahia enfrenta caos logístico após interdição de ponte em Itapebi
06/05/2025 - 23:14
Com a interdição da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, em Itapebi, motoristas e caminhoneiros enfrentam longos desvios por estradas perigosas de chão, onde a poeira e a lama se tornaram os principais obstáculos. A principal rota alternativa — a estrada da Veracel (BA-982), liberada emergencialmente para veículos de carga — não possui pavimentação, aumentando o risco de acidentes e ampliando o tempo de viagem. Já os percursos via BR-116, que passam por cidades como Teófilo Otoni e Vitória da Conquista, também representam longas jornadas com infraestrutura precária.
Além dos atrasos em entregas e do aumento dos custos operacionais, empresários, transportadoras e comerciantes relatam prejuízos crescentes. O bloqueio da ponte — iniciado nesta segunda-feira (5) pelo DNIT para realização de testes e reparos — compromete o abastecimento de alimentos, combustíveis e insumos, além de afetar diretamente o setor turístico, vital para a economia do Extremo Sul da Bahia.
Eunápolis, Itagimirim, Itapebi, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte e outros municípios da região já sentem os impactos da paralisação. A queda no número de visitantes e a dificuldade logística para manter estoques e serviços básicos acendem um alerta às vésperas do período junino, um dos mais movimentados do calendário turístico regional.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) segue no local prestando apoio aos motoristas, enquanto o DNIT afirma que apenas após a conclusão dos testes técnicos será possível determinar se a ponte poderá ser recuperada ou se precisará ser demolida. A previsão inicial é de 15 dias de interdição total.
Condutores são orientados a planejar seus deslocamentos com antecedência e consultar os canais oficiais para atualizações. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone do DNIT: (71) 3646-3373.
PUBLICIDADE