Erro de identidade leva homem inocente à prisão por estupro cometido na Bahia
18/07/2025 - 16:12
Jabson Andrade da Silva, de 56 anos, no momento em que foi solto no dia 15 de julho após ficar preso por engano — Foto: Arquivo Pessoal
O eletricista Jabson Andrade da Silva, de 56 anos, morador de São Paulo, ficou oito dias preso injustamente após ser confundido com um homem acusado de estupro de vulnerável em Ubatã, no sul da Bahia. A confusão foi provocada por um erro na grafia do nome no inquérito policial, que resultou na expedição de um mandado de prisão contra a pessoa errada.
Jabson foi detido em casa, no bairro do Grajaú, durante uma operação de captura de foragidos, no último dia 7 de julho. Apesar de afirmar que havia um engano, foi encaminhado ao Centro de Detenção Provisória de Pinheiros, onde passou por condições precárias e sofreu hostilidade por parte de agentes.
A Justiça da Bahia revogou a prisão após o Ministério Público e a Polícia Civil reconhecerem o erro. A família de Jabson apresentou provas de que ele nunca morou na Bahia e que, durante os anos em que os crimes ocorreram (2008 a 2015), ele trabalhava como zelador em São Paulo.
O verdadeiro acusado, Jabison Andrade da Silva — com um “i” a mais no nome — continua foragido.
Publicidade