Prefeitura busca alternativas com a Caixa para retomada de serviços bancários presenciais no município
02/10/2025 - 19:43
Na tarde desta quinta-feira (2/out), representantes do Governo Municipal de Itagimirim se reuniram com dirigentes da Caixa Econômica Federal para discutir alternativas diante da ausência de serviços bancários presenciais na cidade, após o fechamento da agência do Bradesco em junho.
O prefeito Luizinho destacou a importância de encontrar uma solução para garantir à população acesso a serviços financeiros básicos. “Estamos trabalhando firmes para viabilizar a presença de uma instituição bancária no município, seja por meio de uma agência ou outra modalidade. Nossa gestão está comprometida em buscar alternativas que tragam benefícios diretos à população e ao comércio local”, afirmou.
A reunião contou com a presença da secretária de Finanças, Beatriz Breguez, do secretário de Governo, Ronaldo Pinheiro, do chefe de Gabinete, Daniel Franco, e do procurador-geral do município, Jefferson Francis. Pela Caixa, participaram o gerente-geral da agência de Eunápolis, Raul Batista, e o superintendente executivo da região Costa do Descobrimento, Evandro Versiani.
Durante o encontro, foram discutidas as principais soluções diante do cenário atual e os benefícios que a instalação de uma unidade bancária poderia trazer para empresários, cidadãos locais e também para servidores públicos municipais.
O Governo Municipal também apresentou dados sobre o potencial financeiro de Itagimirim, que conta com mais de 4 mil pessoas com renda ativa, entre aposentados, beneficiários de programas sociais, servidores públicos, empreendedores e comerciários.
Mesmo com o avanço dos serviços bancários digitais, muitas pessoas, especialmente aposentados e idosos, ainda dependem fortemente do atendimento físico. Desde o fechamento do Bradesco, a população vem enfrentando dificuldades para acessar serviços bancários básicos. Além disso, comerciantes relatam queda na circulação de dinheiro em espécie, já que muitos moradores precisam se deslocar para outros municípios a fim de realizar saques.
A Prefeitura e a Caixa devem continuar o diálogo nas próximas semanas para avaliar as alternativas mais viáveis para restabelecer os serviços bancários presenciais no município.
Publicidade