MPF abre inquérito para investigar aplicação de recursos do Fundeb em Eunápolis durante gestão Cordélia Torres
16/09/2026 - 15:44

O Ministério Público Federal (MPF) abriu inquérito civil para investigar possíveis irregularidades na aplicação de recursos da complementação-VAAT do Fundeb em Eunápolis. O período analisado alcança anos da administração da ex-prefeita Cordélia Torres, que governou o município entre 2021 e 2024.
A investigação teve origem em dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), registrados no SIOPE. O levantamento apontou possível descumprimento das regras obrigatórias para aplicação dos recursos do VAAT, levando o MPF a aprofundar a apuração.
O VAAT integra o Novo Fundeb e possui critérios específicos para utilização do dinheiro, incluindo percentuais destinados à educação infantil e a despesas de capital.
O inquérito deverá analisar documentos e despesas da época para identificar como os recursos foram utilizados e se houve efetivamente alguma irregularidade.
Além de Eunápolis, outros 11 municípios do Extremo Sul da Bahia também são alvo de procedimentos semelhantes.
Publicidade.jpeg)
