Delegado Moabe Macedo fala sobre a Operação Dupla Face
01/07/2025 - 12:53
Delegado Moabe Macedo
Um advogado suspeito de integrar uma organização criminosa envolvida na fuga de presos do Conjunto Penal de Eunápolis e no atentado contra o diretor da unidade foi preso na manhã desta terça-feira (1º), no município de Serrinha, durante a Operação Dupla Face. A ação foi realizada de forma integrada pela Polícia Civil da Bahia e o Ministério Público do Estado (MPBA).
Além do cumprimento do mandado de prisão preventiva contra o advogado, as equipes também cumpriram quatro mandados de busca e apreensão, que resultaram na apreensão de uma pistola, três carregadores e diversas munições.
Segundo as investigações, o advogado exercia um papel estratégico dentro da facção criminosa. Ele seria o responsável pela gestão dos recursos financeiros provenientes do tráfico de drogas, além de realizar cobranças e prestar contas das chamadas “metas semanais” de arrecadação. As apurações também indicam que o profissional teria participado ativamente da articulação da fuga registrada em dezembro de 2024 e do atentado contra o diretor do presídio, ocorrido em maio deste ano.
A operação contou com a participação de equipes dos Departamentos de Inteligência Policial (DIP), Polícia do Interior (Depin), Coordenação de Operações de Polícia Judiciária (COPJ) e de Operações e Recursos Especiais (Core), além do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) e do setor de Execução Penal do MPBA.
O coordenador da 23ª Coorpin, Dr. Moabe Macedo Lima, destacou a importância da ação integrada que prendeu envolvidos na fuga do Conjunto Penal de Eunápolis e no atentado contra o diretor da unidade. “A resposta do estado é firme contra o crime organizado”, afirmou o delegado.
Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Eunápolis, com base nas provas reunidas ao longo das investigações. O nome do advogado não foi divulgado oficialmente.
PUBLICIDADE