Polícia Civil deflagra Operação Pura Origem contra adulteração de bebidas alcoólicas
04/10/2025 - 11:10
A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta sexta-feira (3), a Operação Pura Origem, com o objetivo de combater o comércio irregular e a adulteração de bebidas alcoólicas no estado. A ação foi realizada nas cidades de Salvador e Feira de Santana, sob coordenação do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon).
A operação visa apurar crimes contra a saúde pública e as relações de consumo, além de reforçar o combate à circulação de substâncias que podem causar intoxicação e risco à vida.
A ação contou com o apoio do Departamento de Polícia Técnica (DPT), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa) e das Vigilâncias Sanitárias Municipais (Visa), num trabalho integrado de fiscalização sanitária e criminal.
A Polícia Civil também investiga a morte de Marcos Evandro Santana da Costa, de 56 anos, em Feira de Santana, possivelmente relacionada à ingestão de bebida adulterada. Um inquérito foi instaurado para apurar as circunstâncias do caso, com apoio pericial do DPT e da Sesab.
Em abril deste ano, a Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC) da Polícia Civil já havia realizado diligências semelhantes nos municípios de Porto Seguro, Itacaré e Arraial d’Ajuda, notificando sete hotéis por irregularidades. Oito policiais civis da CFPC participaram de curso de qualificação na Academia de Polícia Civil (Acadepol) para aprimorar as técnicas de fiscalização nesse tipo de ocorrência.
A Operação Pura Origem reforça o compromisso das forças de segurança e saúde pública em proteger o consumidor e combater práticas criminosas que colocam vidas em risco.
Publicidade