Policial Militar é condenado a 15 anos de prisão por execução de jovem em Camacan

Por Redação / VIA41
23/10/2025 - 12:28


Carlos Henrique José dos Santos

O soldado da Polícia Militar Reinaldo Elias Santos Aragão foi condenado nesta quarta-feira (22) a 15 anos de prisão pelo Tribunal do Júri de Canavieiras, acusado de homicídio qualificado por meio cruel e sem possibilidade de defesa da vítima.

PUBLICIDADE

 

 

A decisão atendeu à denúncia do Ministério Público da Bahia (MPBA), que sustentou a acusação durante o julgamento por meio dos promotores do Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp). O MP pediu a prisão imediata do policial, mas a Justiça deve decidir após a análise do recurso da defesa.

Segundo a denúncia, o crime ocorreu em 28 de junho de 2023, no município de Camacan, quando o policial executou Carlos Henrique José dos Santos com dois disparos de arma de fogo durante uma abordagem. O primeiro tiro foi dado em um local isolado, após o soldado conduzir a vítima, que estava rendida e desarmada, a pé até as proximidades da 2ª Travessa São Francisco.

Ferido, o jovem foi levado até as imediações do hospital, onde o policial teria efetuado um segundo disparo, simulando, em seguida, uma tentativa de socorro. Carlos Henrique chegou à unidade de saúde sem sinais vitais, com morte causada por hemorragia interna grave.

Inicialmente, o caso foi registrado como morte em confronto, mas após denúncias de familiares e testemunhas, a Força Correicional Especial Integrada (Force), da Secretaria de Segurança Pública (SSP), colheu provas que confirmaram a execução sumária.

Além da condenação pelo Júri, o policial também responde a processo na Vara de Auditoria Militarpor fraude processual, acusado de tentar forjar provas para encobrir o crime.

O julgamento ocorreu em Canavieiras após decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que acatou pedido do MP para o desaforamento do processo, garantindo a imparcialidade dos jurados.

 

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
AVISO: Ao publicar nesta página você assume total responsabilidade pelo conteúdo do seu comentário.