Polícia Civil prende lideranças de facção criminosa que atuava em Eunápolis e região
08/01/2026 - 09:32

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (8), a Operação Tártaro, que resultou na prisão de duas lideranças de uma facção criminosa com atuação em Eunápolis e região. A ação foi conduzida pela 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis) e pela Delegacia Territorial de Eunápolis, com apoio da Polícia Civil do Espírito Santo.
Durante a operação, foi preso Jefferson Quaresma Mota, conhecido como “Dazim”, de 30 anos, apontado pelas investigações como um dos principais líderes do grupo criminoso. Ele foi localizado no município de Serra, no Espírito Santo, de onde, segundo a polícia, coordenava à distância diversas ações ilícitas praticadas no sul da Bahia.

Também foi presa Miqueli Alves dos Santos, de 26 anos, companheira de Jefferson, investigada por participação direta nas atividades da organização criminosa.
De acordo com a Polícia Civil, a facção é investigada por envolvimento em tráfico de drogas, sequestros, torturas, homicídios e lavagem de dinheiro proveniente de atividades ilícitas. Além das prisões preventivas, a operação cumpriu dois mandados de busca e apreensão domiciliar, com o objetivo de coletar provas e aprofundar as investigações.
As apurações apontam que os presos exerciam funções estratégicas dentro da estrutura da facção, o que motivou a representação judicial pelas medidas cautelares. A Polícia Civil informou que as investigações continuam, com o objetivo de identificar e responsabilizar outros integrantes do grupo criminoso que atuavam na região.
PUBLICIDADE
