Novas regras do PIX entram em vigor e ampliam recuperação de valores em casos de fraude

Por Redação / VIA41
25/11/2025 - 11:40

Entram em vigor neste domingo (23) as novas regras do Banco Central (BC) que fortalecem a segurança do PIX e ampliam as possibilidades de devolução de valores em casos de fraudes, golpes ou situações de coerção. As mudanças, que até 2 de fevereiro têm adoção opcional — tornando-se obrigatórias para todas as instituições financeiras após essa data — tornam o rastreamento de recursos mais eficiente e dificultam a atuação de criminosos.

PUBLICIDADE

 


Atualmente, a devolução de valores só pode ser realizada a partir da conta originalmente utilizada pelo golpista. No entanto, em muitos casos, criminosos transferem ou sacam rapidamente o dinheiro recebido, o que dificulta o bloqueio e a recuperação dos valores. Com o novo mecanismo, o sistema passa a rastrear com mais precisão todo o caminho percorrido pelos recursos desviados, permitindo que a devolução seja feita mesmo depois que o dinheiro deixa a conta inicial usada no golpe.

O Banco Central afirma esperar que o aprimoramento do sistema aumente a identificação de contas envolvidas em fraudes e eleve o índice de valores devolvidos às vítimas, contribuindo para desestimular esse tipo de crime. O compartilhamento mais amplo de informações entre as instituições financeiras também ajuda a impedir que contas suspeitas continuem sendo utilizadas em esquemas fraudulentos.

Autoatendimento facilita contestação de transações

Desde 1º de outubro, todos os bancos e instituições financeiras disponibilizam, dentro da área do PIX em seus aplicativos, uma ferramenta de autoatendimento que permite ao usuário contestar uma transação de forma rápida e sem necessidade de interação humana. A funcionalidade agiliza a abertura de reclamações e reforça a autonomia dos clientes em situações de emergência.

Com as novas regras em vigor, o Banco Central busca tornar o ecossistema do PIX ainda mais seguro e confiável, mantendo o meio de pagamento como uma das principais opções dos brasileiros para transações financeiras rápidas e eficientes.


PUBLICIDADE
 

PUBLICIDADE
AVISO: Ao publicar nesta página você assume total responsabilidade pelo conteúdo do seu comentário.