Chuvas voltam a complicar tráfego no desvio da Veracel e preocupam motoristas no Extremo Sul

Por Tassio Loureiro/ VIA41
10/09/2026 - 16:49

As condições do desvio utilizado como alternativa à ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, voltam a preocupar motoristas que trafegam pelo Extremo Sul da Bahia. Com as chuvas registradas na região, trechos da chamada Estrada da Veracel apresentam dificuldades principalmente para veículos pesados.

PUBLICIDADE

 

 

O problema ganha ainda mais importância porque caminhões e carretas continuam impedidos de utilizar a ponte sobre o Rio Jequitinhonha, no km 661 da BR-101, em Itapebi. Com isso, parte do transporte de cargas precisa recorrer ao desvio ou utilizar trajetos mais longos.

A Polícia Rodoviária Federal já havia alertado que as chuvas podem deteriorar rapidamente as condições da estrada alternativa, aumentando o risco de atolamentos e comprometendo a fluidez do trânsito.

O desvio passa por rodovias estaduais e se tornou fundamental para o transporte regional desde que foram adotadas as restrições na ponte do Jequitinhonha.

Enquanto isso, o DNIT segue com a construção da nova ponte sobre o rio. A obra é considerada estratégica para normalizar o tráfego da BR-101 e reduzir os transtornos enfrentados por caminhoneiros, empresas e moradores que dependem diariamente dessa ligação entre o Sul e o Extremo Sul da Bahia.

A orientação aos motoristas, especialmente aos condutores de veículos pesados, é acompanhar as condições do trecho antes de iniciar a viagem e redobrar a atenção durante períodos de chuva.
 

Publicidade

PUBLICIDADE
AVISO: Ao publicar nesta página você assume total responsabilidade pelo conteúdo do seu comentário.